segunda-feira, 26 de maio de 2014

Etiquetando Pedras - O medo e a culpa

Fazendo essa auto analise, uma das pedras que eu carrego na minha mochila é dupla e se chama culpa com medo.
Eu me sinto muito culpada por várias coisas:
- Dar pouca atenção aos filhos
- Não fazer exercicios
- Não estudar
- Ficar muito tempo no computador
- Deixar minha casa bagunçada
- Fazer pouca caridade
- Não falar com uma amiga
- Deixar de ajudar outra amiga
- Não me dedicar ao trabalho da forma correta
- Comer muitos doces
- Não agradecer minha mãe por tudo que ela me faz (essa é uma grande culpa com vergonha)
- Responder de forma dura o meu pai e não agradece-lo da forma correta.
- Culpa de não conseguir incluir a meditação na minha rotina.

E o medo me dá várias culpas também:

- Tenho medo de arriscar um novo emprego e sempre com a desculpa que tenho dois filhos para criar sozinha.
- Tenho medo de fazer coisas fora do padrão que poderiam ofender as crenças dos meus pais.
- Tenho um medo enorme de aceitar que o grande amor da minha vida nunca me amou.
- Tenho medo de ofender minha familia por fazer algo que eu gosto.
- Tenho medo de perder meu emprego.
- Tenho medo de não conseguir criar meus filhos da forma correta.
- Tenho medo de assumir minhas fraquezas e aceitar ajuda de outras pessoas.
- Tenho pavor de amar novamente.

Esses medos me causam culpas:

- Me sinto culpada por não agradecer, por não enfrentar ou arriscar, por não esquecer.

Tudo isso diminui minha auto estima. Tem dias que eu me considero uma inutil, burra e incapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário